O que tenho que fazer para ser um (a) poeta?


Alguns poucos pontos que leva alguém a desenvolver o (a) poeta em si.

1 - Sofrer, de preferência muito e chorar também, bastante. Sofrer ao ponto de desejar morrer.
2 - Sorrir muito, verdadeiras gargalhadas a deixar a barriga doendo, rir a ponto de chorar. Rir por 20 minutos sem parar.
3 - Não se apegue a felicidade ou ao sofrimento, ambos são ferramentas. Seja o equilíbrio.
4 - Ler, começar por textos e frases reflexivas, para despertar a critica poética acerca da vida, e não apenas a critica revoltada sobre a sociedade.
5 - Ler poemas, de grandes poetas - os clássicos simples, os que rimam e os que não rimam. De pequenos poetas, aqueles que o tempo ocultou, mas suas poesias vivem escondidas - e apenas os verdadeiros poetas a encontram, ou são encontrados por elas...
6 - Além de ler, começar a escrever também. Sobre qualquer coisa, a pedra na esquina, a torneira que não fechou, a luz que não se acende, o relógio que parou - se não achou NENHUM destes exemplos bestas ou idiotas, ou os dois, você já está despertando a poesia em ti.
7 - Conheça e pratique a meditação. Melhorará a concentração, a descobrir a beleza do silêncio, entre muitas outras coisas.
8 - Estude ortografia, semântica etc. Passe a escrever certo ao teclar com qualquer um. A pratica leva a perfeição, que no caso da poesia, é muito, muito distante. Procure pelas palavras que não sabe escrever se surgir dúvidas.
9 - Seja diferente, todo mundo já escreve sobre romances de vampiros, sexo sujo, amor não correspondido, coração quebrado etc. Você pode escrever sobre qualquer destes temas é claro, mas seja diferente, não seja nunca, jamais, clichê.
10 - Seja livre, escreva sobre qualquer coisa, não tenha medo de tentar, não se reprima. Acredite em si mesmo. Poetas são capazes de qualquer coisa e sabem disto.
11 - Nunca feche seu coração tentando se proteger da vida, não se torne frio ao sofrer muito. Não se acomode sobre você mesmo, mude sempre.
12 - Converse consigo mesmo, todo o tempo. Seus amigos não estarão com você 24 horas por dia, você será sempre sua primeira opção de ajuda. 
13 - Não se vicie em nada, ao contrário perderá o senso de aventura. Obs: Viciar-se é diferente de se prender ou se agarrar a algo.
14 - Estude e comece a desenvolver sonhos lúcidos, muitos problemas internos serão resolvidos neles.
15 - Não tenha medo de sentir. Sinta, tudo, completamente, intensamente. Sinta ao ler, sinta ao escrever, sinta ao observar, sinta ao amar, se conecte as coisas. Com isso aprenderá a viver o presente, e é no presente que a poesia está.
16 - Seja um livre pensador - conhecimentos gerais, educação. Seja culto.
17 - Estimule a imaginação, fantasie, sonhe, seja bobo.

... Lucas Augusto...

Sobre ser bobo: Embora o artista em todos os períodos da sua vida permaneça mais próximo da infância, para não dizer mais fiel do que o homem especializado na realidade prática, muito embora se possa afirmar que ele, ao contrário deste último se mantém continuamente no estado sonhador e puramente humano da criança brincalhona, o caminho que transpõe a partir dos primórdios intactos até às fases tardias, jamais imaginadas do seu devir, é infinitamente mais longo, mais aventuroso, mais emocionante para o espectador, do que o do homem burguês, para o qual a reminiscência de também ter sido criança em outros tempos nunca fica tão prenhe de lágrimas. 

E se mesmo depois da época que eu chamo de fase morta, você continuar poeta, então meu amigo (a)... Boa sorte.
Fase morta: Dos 18 aos 24 anos, fase na qual as pessoas se alienam a vida ao ponto de se perderem no vazio da sociedade, se tornando assim, zumbis do sistema, incapacitadas de enxergarem a beleza na vida e na dor.

"Não é aquele que sorri demais, sofre demais, ou escreve bonito que é um poeta. Poeta é aquela que retira do sofrimento as melhores poesias e ensinamentos, dos sorrisos e alegrias os sentimentos mais sútis e ao escrever coloca sua essência nas palavras. É preciso conhecer a parte sombria da floresta e não somente a cheia de prazer". - Talesin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trechos de uma história sem fim

02/12/2023

Freedom