Quando se é velho

Ninguém quer se relacionar amorosamente com um velho.
Poucos querem ser amigo dum velho.
Ninguém entende que o verdadeiro velho não fala, não por querer isso, apenas por ter ficado tanto tempo só que desaprendeu a falar, mau sabe conciliar as palavras.
Porque ninguém quer fazer uma verdadeira companhia a esse velho?
O pobre velho se maltrata interiormente com essa pergunta, enquanto sentado em sua cadeira de balanço, observa um sol que nunca se atrasa.
Sua memória esta tão fraca que ele pouco se lembra a ultima vez que falou verdadeiramente.
Seu coração tão cheio de dores e cicatrizes, que o velho nem se lembra a ultima vez que amou.
Seus lábios secos, pensam apenas na única vez que tocou o amor, na única e inesquecível ocasião de verdadeira alegria interior.
E seu velho olhar... Que pouco encara as pessoas nos dias atuais, com medo de encontrar mais alguém que o faça sofrer, ele não agüentaria mais dor, nem mais uma vez se quer.
Suas mãos vestidas duma pele enrrugada, tremem ao segurar a bengala, suas pernas cheias de calos e machucados por conta da madeira frágil que construíram a bengala, a mesma tantas vezes já se partiu ao meio.
Triste é uma vida solitária, se torna tão mais triste ainda quando sentimos que estamos sós num mundo que nos é estranho, tão triste se torna quando nos sentimos um velho com uma bengala frágil para guiar-nos.
Você poder dizer: "Siga o coração e não ira sofrer"
Mas quando se é velho, se sabe o quanto já  seguimos nosso coração e esse somente nos levou a caminhos de insistentes sofrimento.
Quando se é velho e num deslumbre das horas tristes, olha-se para trás e descobre que o amor sempre foi uma escolha, tudo é uma escolha.
Mas... O que adianta o velho saber escolher amar quem ele quer amar se a pessoa que ele escolheu, mal sabe escolher ama-ló?
Alguns muitos dizem que a vida é difícil, não, a vida não é dificil, é tão fácil quanto andar até a esquina e voltar ao ponto que estava. Difícil é conviver com o sentimento de ser velho, e só, num lugar tão estranho, como se tivesse tudo escuro e não podessemos olhar um palmo se quer a nossa frente.
Sentindo fome, de carinho.
Sentindo sede, de compreensão.
Sentindo falta, de ser amado.
A pior fome não é a física e sim a fome do coração, a fome física um pão e ela se encerra, a fome do coração é preciso muito mais que tempo, é preciso outra pessoa para nos completarmos, porém, quando o coração sente fome por muito tempo ele morre.
A pior sede não é a falta de água, e sim a sede de compreensão, provem tambem do sentimento de ser imcompreendido a solidão.
E a pior falta que podemos sentir, a falta que corrói nossas lagrimas, a falta que provoca gritos interiores que ninguém consegue ouvir é a falta de se sentir amado, num mundo estranho, onde se é velho, sozinho, com uma bengala que pode quebrar a qualquer momento.

...Lucas Augusto & Yanos Talesin

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trechos de uma história sem fim

02/12/2023

Freedom