07 inimigos.

Uma pura criança caminhava em uma trilha num bosque harmonioso com seu cachorro já velho, procurando entender o Amor... Andando devagar com a cabeça baixa, caminhou por horas... Confuso...

Então ele avistou um belo cristal cor de rosa que passava entre suas pernas, e sem hesitar o pegou, seus olhos brilhavam... Ele realmente admirava aquela pedra. Voltou para casa rapidamente, ancioso para contar para sua mãe que havia entendido o Amor, mas sua mãe duvidou da doce criança...

-Olhe mãe! Achei essa pedra linda e a amei a primeira vista!
-Não fale besteira menino, jogue isso fora, não há razão alguma para amar essa coisa, ela é horrivel, toda crespa e dura! Sai com isso pra lá!
-Desculpe-me minha mãe, eu pensei que não precisasse de razão para Amar, que o Amor nascia inesperadamente em nosso coração, que apesar de o que amamos muitas vezes não ter aquela perfeição, incrivelmente para nós se torna perfeito, me apaixonei por essa pedra sem motivo algum, apenas por olhar para ela, pensei que não precisasse de motivo para amar... Desculpe minha mãe.

A mãe ouvindo tal depoimento, retirou o que disse, e deixou o menino Amar...

Anos se passaram. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Esse menino cresceu... Nunca mais largou aquela pedra, hoje ele carrega ela no pescoço.
Se tornou uma pessoa curiosa e amorosa, sempre querendo se tornar alguém melhor, em busca de conhecimento, viajou até uma alta montanha onde um velho sábio morava no topo.


Mas havia uma regra: somente os puros de coração, conseguiriam subir aquela montanha, e ter o contato com o ensimento mais importante de sua vida, muitos tentaram, mas nenhum havia conseguido. O jovem não deixou se bater pela regra e, logo decidiu subir aquela montanha.
Passaram dias, e ele via corpos por onde passava, mas não sentia a menor vontade de voltar, ele não era uma pessoa corajosa, apenas era movido por algo incomum e isso o alimentava, o aquecia...


Ele estava perto, mas ainda tinha que passar por uma enorme pedra, chegando perto dessa pedra, o cristal que ele tanto amava começou a brilhar.



Ele a tirou para fora, e o encaixou perfeitamente num buraquinho que tinha na enorme pedra, fazendo a mesma se mover e revelando a última trilha.
Finalmente ele chegou no humilde templo do velho sábio que estava meditando.

-Boa tarde - Gentilmente falou o rapaz.
-Linda tarde meu jovem, o que faz por aqui?
-Vim em busca de conhecimento! Quero que me de o ensinamento mais importante de minha vida.
-Não posso lhe dar conhecimento - Disse o velho sábio.
-Como não? Eu viajei milhares de milhas, subi essa enorme montanha por nada?
-O ensimento o qual pede, lhe proporciona sabedoria, não conhecimento.


-E qual a diferença?
-Você pode ler mil livros, ter cinco faculdades, mas se ainda sim, não tiver vencido a si mesmo, vencido os seus 07 inimigos naturais, não será uma pessoa sábia. Sabedoria é o conhecimento amplo de si mesmo e da vida a qual somos conectados.
-Pois bem! Então passe-me este ensimento!
-Não tenha pressa, esse ensimento será para toda sua vida, e quando eu terminar de ensina-lo irá rapidamente embora.
-Tudo bem, me diga uma coisa, como aquela pedra faz aquilo?
-Aquela pedra se move apenas para aqueles que são tão puros que aprenderam o siginificado de Amar. E para o Amor, até mesmo uma pedra daquele tamanho se torna leve...
-E as pessoas que morreram? - Perguntou novamente o jovem.
-Elas não tinham o Amor para aquecê-las e alimenta-las, não deviam ter tentado subir um degrau maior do que o degrau que estavam em suas vidas.

Passaram-se algumas horas e o velho sábio chamou o homem.

-Agora lhe falarei sobre os seus 07 inimigos naturais.

-Pois bem, eles não são só seus, eles são de todos. De fato algumas pessoas tem um ou dois deles mais fortes, mas para atingir o entedimento de si, é preciso vencer todos, pois um é ligado ao outro, são eles:
-A Ira, causadadora de muitas mortes, batidas de carro acontecem em trânsitos, e movido pela própria Ira alguns Seres humanos partem para violência, mesmo sabendo que o causador da batida pagará o ocorrido, logo se gerá o maior mal desse planeta, a violência, nas guerras, os soldados muitas vezes são movidos por uma Ira sem motivo, sem sentido, discussões acabam em morte todos os dias, por causa desse terrivel inimigo natural que já gerou bilhões de mortes e gera milhares todos os dias...
-Como posso trabalhar minha Ira? - Perguntou o Jovem.
-Precisa exercitar a Arte de observar, quando se observa verdadeiramente, você começa a enxergar as coisas de uma outra forma. Precisa exercitar a meditação, essa, acalma nosso Ser, nos trazendo o equílibrio. Algumas pessoas descarregam sua Ira em sacos de boxe, mas essa não é uma forma de vence-la, só de dimuir sua força.
- A Gula, imagine se a gula não existisse... As pessoas partirariam de suas comidas, dificilmente haveria fome, porque no mundo, há comida para todos, porém, alguns querem a comida só para si, e o que acontece? Jogam foram o que não conseguem comer, trazendo assim, enormes quantidades de lixo para a natureza. Se as pessoas não comecem demasiadamente, não teriam doenças relacionadas a gordura, e outros males alimenticíos, não se acabaria com o mar caçando tantos peixes, a natureza não estaria desequilibrada com a população de bois ultrapassando a de Humanos. Trabalhe a paciência alimentícia, coma devagar, coma suavemente, como se a comida em sua colher, fosse a coisa mais importante do momento, não há pressa para terminar, mastigue bem a comida, sinta a massa da comida, a substância dela. E logo você estará satisfeito.

O velho sábio tirou do bolso uma foto e mostrou ao jovem:



-A inveja é outra causadora de brigas e desavenças, gera a falta de atenção, pois você só começa a prestar atenção nos outros, gera a falta de cuidado com si mesmo, pois você esquece de si, e muitas vezes coloca a própria auto estima no chão, tudo isso acarreta a longo prazo o auto isolamento. Trabalhe o diálogo, converse com as pessoas que você sente inveja, perceberá como eles tem tal cargo, ou tal roupa ou outra coisa, perceberá que houve esforço... E entenda que não existem pessoas melhores, você pode ser ou ter o que quiser, procure viver com mais humor, faça coisas simples que te deixa feliz.
-O orgulho, há como orgulho pesa! Já reparou que pessoas orgulhosas são pesadas, que sua presença gera um desconforto? Pois é... O orgulho é causador de tristezas... As pessoas orgulhosas, inferiorizam as outras, chingam, os chefes demitem seus funcionários fazendo uma tremenda humilhação. Nos relacionamentos, geram descordância, pequenos atritos que podem gerar coisas maiores. Trabalhe a humildade, visite com frequência asilos, leve presentes aos idosos, visite orfanatos, pessoas com doenças terminais, ande pela natureza, caminhe por trilhas, respire mais fundo, peça opinião das pessoas para algo, peça conselhos, exponha seus defeitos as pessoas intimas.
-A avareza, outra causadora de fome, guerra, inveja, orgulho um alimentando o outro, será mesmo que há motivo para ter carros luxuosos enquanto crianças passam fome? Você já passou fome meu jovem?
-Nunca. - Respondeu o rapaz.
O velho entrou em seu tempo, voltou depois de alguns minutos, e em suas mãos ele me mostrou essas fotos:
-Essa meu jovem é uma criança na África, acho que não preciso falar muito, essas duas fotos falam por si só.


-Essa é uma foto de um jovem, com tanta sede que procura água ali mesmo...
O jovem foi tomado por um sentimento de decepção e raiva pela humanidade.

-Não fique assim meu Jovem, faça a sua parte, leve esses ensinamentos a todos, assim quem sabe o mundo se tornará mais justo. Você não acha que os poderosos do mundo, não poderiam acabar com esse sofrimento num piscar de olhos? Mas não, preferem encher os bolsos com um dinheiro que nunca vão gastar totalmente, preferem viver do prazer econômico, em festas, em sexo com milhaes de mulheres, ou até mesmo investindo em guerras, isso tudo é mesmo um ciclo vicioso. Para vencer a Avareza é preciso trabalhar a doação, não só de seu dinheiro mas de si mesmo, doe-se para causas nobres, garanto não há sentimento maior do que ver um sorriso em alguém que precisava de ajuda...
-A Preguiça, essa te torna alguém nojento, sem equlibrio, e sem algo concreto na vida," não, depois eu faço" "Melhor amanhã" Não se deixa para amanhã o que se pode fazer agora, enquanto você fica atrasando as coisas, alguém já pode ter feito o seu trabalho melhor que você, de tanto você feder pois não toma banho, as pessoas se afastam de você, de tanto ficar parado a gordura se acumula e você com certeza morrerá mais cedo, sua vida passa, as pessoas a sua volta ficam diferentes e você não participou de nada... Trabalhe a força de vontade, se esforce! Viaje, ande mais, converse mais com as pessoas, mas a chave mesmo é ter força de vontade, a preguiça é um inimigo astuto que não cessa nenhum pouco.
-A Luxuria... Luxuria te torna uma pessoa orgulhosa, logo que se liga com a avareza. A luxuria é nojenta, transforma o sexo num vicio, sexo é para ter Amor. Sexo sem Amor é puro prazer humano, sexo com Amor é prezer dos Anjos...Veja bem, não há maldade em falar sobre sexo, falar é uma coisa, ser obsecado é outra totalmente diferente, não há maldade no sexo, a maldade está na cabeça das pessoas que atribuem malicia ao sexo, sexo é para ser amoroso, carinhoso, afetivo. Diminua o ritmo, não falo abstinência, essa causa doenças terriveis nos orgãos sexuais, até cânceres, digo de equlibrar sua vontade, dimuindo aos poucos, até se transformar em algo natural, esse inimigo muitas vezes atinge o psicológico, é preciso muita naturalidade ao lidar com sexo, meditações profundas ajudam muito.

-Espero que tenha entendido, tais ensinamentos, senão faça perguntas, ao contrário volte de onde veio, foi um prazer conhece-lo.

O jovem se despediu do velho sábio, agradecendo muito pelo que ele havia ensinado. O jovem cresceu, se tornou um adulto, pioneiro em Orgãos sociais, ajudou a diminuir a fome na África, concientizando milhões de pessoas. E depois de 40 anos de pura dedicação, ele resolveu voltar ao templo do velho sábio, e lá os dois vivem, o velho sábio preparando o seu sucessor... Que ficará na montanha depois de sua morte.

"A vitória mais honrosa é contra nós mesmo, vencendo a nós mesmo, mudamos uma parte do mundo, mudamos o nosso mundo..."

...Lucas Augusto...

Comentários

  1. Ótimo! Verdadeiramente incrível! Mal posso esperar para ver a continuação!

    ResponderExcluir
  2. ¬¬ Bem você colocou a continuação aqui mesmo... Ficou ótima! E... Obrigado! Conhecer um inimigo ajuda a derrotar-lo, né? Conhecendo os 7, melhor ainda!

    ResponderExcluir
  3. adorei espero que as pessoas se concientezem disse eu tenho muito a viver pois tenho 12 anos e agora ja estou enformada dos nossos 7 inimigos que vivem com NOsco muito obrigada por nos orientar eu irrei mutar vou acabar com meus dois inimigos a gula e a priguiça muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Denada, boas sorte, o ponto é sempre o equilibrio. ;)

    ResponderExcluir
  5. Esse texto é maravillhoso! Nós lembra que antes de criticar, é preciso mudar, crescer, vencer a si mesmo, nosso único inimigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trechos de uma história sem fim

02/12/2023

Freedom