Velhice

Velho cá estou...
Com uma aparente nostalgia
Em minha cadeira de balanço
Sem querer,
Minha vida começa a me cutucar...
Lembro de quando eu era o ator principal
Sem artrites ou juntas fracas
Apenas dores no coração...
E lágrimas de solidão
Infelizmente minha vida fora assim...
Mesmo eu sendo o ator principal
Não consegui, infelizmente
Atuar de forma brilhante
No filme desta vida minha

Com esse tempo em que estou
Quando quero lembrar
As lembranças se tornam pretas e brancas...
Como um filme antigo e mudo
Assim são minhas lembranças
Perguntaram-me uma vez:
-O que um senhor da sua idade espera da vida?
Sinceramente, espero a morte disse eu
O rapaz, ainda jovem seguindo seus sonhos
Com aquela ância toda que os jovens tem
Me fez outra pergunta:
-Então é isso? Vivemos nossa vida inteira...
Para chegar os dias que iremos esperar a morte?
Calei-me instaneamente...
Depois de um tempo, sussurrei baixinho:

"Quando estamos velhos, a única esperança é que a morte nos traga juventude novamente, a velhice é o momento que você passa a acreditar em Deus, até se você é ateu, porque é tudo o que te resta."

Os olhos do jovem se encheram de lágrimas
E eu, sutilmente
Completei:

"Quando estamos velhos, aliás... Há muito coisa ainda, mas são coisas sem consistência, são pedaços de nós mesmos espalhados por onde não sabemos, se você me perguntasse qual sentimento que eu mais sinto nessa cadeira, todos os dias, é saudade, saudade do amor inocente de quando eu era criança, do amor forte da adolescência... Mas o que fazer se nada disso volta? Apenas esperar a morte, quem sabe ela possa reiniciar tudo e eu volte a ser aquela criança que ria ao se balançar sentindo uma brisa de final de tarde, quem sabe... Eu possa pular amarelinha novamente... Quando se é criança, tudo que temos são nossos pais. Quando se é adulto, tudo que temos são nossos sonhos. Quando se é velho, tudo que temos é a morte, não como tristeza, mas sim, como esperança."

Queria eu
Ter conhecido...
Todas pessoas que vi
Ter beijado...
Todas que amei...
Ter me aventurado
Em cada montanha que admirei...
Queria eu
Ter mais cem anos
Para fazer uma nova vida

"Não espere envelhecer para sentir o que realmente vale apena, pois ai... Somente serão lembranças, viva... Mas viva de verdade"

...Lucas Augusto...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trechos de uma história sem fim

02/12/2023

Freedom