O Sentido da Vida

Desde os primórdios de nossa civilização, procuramos um caminho que nos leve a algo maior, mesmo que esse “algo” seja desconhecido, mesmo a vida não parecendo ter um caminho que possamos chamar de: Meu. 
Com esta busca interior o ser humano em seu “pleno” desenvolvimento criou vários sentidos para as suas vidas. Evidenciarei alguns, o objetivo não é ajudar-te a encontrar um sentido para a sua vida, mas fazer uma reflexão sobre os sentidos existentes e quem sabe você possa criar o seu.

O Sentido da Vida para a Filosofia

Superficialmente (não possuo muito conhecimento sobre a filosofia acadêmica) o sentido para esta, é o pensar, criticar a sociedade. O apreciar e o observar da beleza que nos cercam – a natureza. Sendo mais claro, os filósofos passam a vida criticando a sociedade com a intenção de melhora-la e abrir a mente de outras pessoas, com isso, escrevem livros, criam teorias, realmente pensam e estudam sobre qualquer coisa relacionada à humanidade social e culturalmente. Enxergar o belo além de todo o concreto que nos cerca - a beleza está em todas as coisas. A filosofia evolui a mente para outro patamar – não melhor que qualquer outro, apenas diferente.

O Sentido da Vida para o Espiritualismo

Na teoria espirita tradicional e superficial, encarnamos em um corpo para o nosso espírito – nós em um aspecto unificador – aprender algo que realmente precisamos – depois da morte se leva o conhecimento. Ou seja, não importa onde você nasceu, o que está passando sentimentalmente ou materialmente, tudo isso é para lapidar sua essência. Um simpatizando desta teoria, iria estudar/praticar sobre os vários aspectos do espiritualismo, Viagem Astral, Magia, Bruxaria, Wicca etc. Há muito mais entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia... Espiritualismo – Se descobrir.

O Sentido da Vida no Amor

Há casais que realmente se amam, e quando saem juntos com amigos, em segredo estes amigos sentem inveja de toda aquela aura e magia do casal. Este pode ser um sentido para a vida, não pode? Pois bem, primeiramente, colocar o sentido da sua vida em alguém – uma pessoa, de carne e osso, com a possibilidade de morte e rompimento do relacionamento – requer muita confiança – e principalmente amor. Para alguns funciona e muito... Amam desde novos às vezes – outrora se encontram mais tarde – e vão até a velhice se amando, felizes, como se não houvesse mais fim e mais nada neste mundo além do puro e infinito amor que sentem um pelo outro. Contudo, este é um sentido relativo, não se encontra um amor assim na esquina, ou... Seria o amor uma escolha?


O Sentido da Vida para o Escritor/Artista/Músico

Algumas pessoas vivem a sua vida produzindo livros, poemas, contos, crônicas, letras de músicas. Têm o dom de escrever... Ou, praticaram o escrever e a si mesmo a ponto de transforma-lo em um dom? Pelos seus livros vivem por eras, e se você perguntar para um escritor sobre o escrever ele com certeza dirá que não há nada mais gratificante do que dar vida a personagens e criar lugares. Escritores de visões refinadas, conhecimento na lata, e os dedos sempre com aquela energia de: Eu posso escrever qualquer coisa. O papel e a caneta estão em qualquer lugar, qualquer um pode descobrir o mundo das palavras e conquista-lo.

O Artista

Quando foi a última fez que pintou um quadro ou sujou suas mãos de tinta? Na infância? Adorávamos aquilo, não? As misturas das cores da tela faziam muito sentido para nós. Crescemos, e esquecemo-nos da simpatia das cores e das formas, da capacidade de captar em uma tela um momento e eterniza-lo ali. Para o pintor, este é o sentido da vida. De fato, em minha opinião, qualquer um, assim como nos vários sentidos aqui apresentados, podem aprender a pintar, e logo, sentir e ver as cores de forma mais profunda, como elas realmente são. Por que não começar agora?

O Músico

Sem a música a vida seria um erro. Tenho certeza, que todos, sem exceção já tiveram vontade de aprender a tocar algum instrumento, ou até mesmo cantar. As músicas vivem por eras em CDs ou em nossos corações, marcam memórias, perfumes, alguém... Qualquer um pode aprender a tocar qualquer instrumento, desde que tenha força de vontade suficiente para isso – aliás, para qualquer sentido de vida há a necessidade de força de vontade – há cursos em muitos lugares, e com a internet pode-se aprender a tocar sozinho. Há também aulas de canto, e diversas técnicas para melhorar a forma que se canta. Viver é atitude.

O Sentido da Vida no Vazio

Ainda assim, mesmo a vida sendo tão diversificada. Alguns vivem num sentido vazio – o viver sem se importar com nada ou com ninguém. Um sentido de experimentação talvez, visto que se não se adere a nenhum sentido você acaba pescando conhecimentos e sentimentos aqui e ali, de forma superficial é claro, porque no sentido do Vazio você não se entrega a nada.
________________________________

Existem MUITOS sentidos: teatro, produtor de games, circo, viver no vícios, cientistas. Não vou citar mais. ao contrário a reflexão ficará muito prolixa. Você pode pesquisar sobre qualquer um e aprender sobre, ou criar seu próprio sentido de vida. Divirta-se, porque na verdade a vida é bela e existe um cardápio enorme.

...Lucas Augusto...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trechos de uma história sem fim

02/12/2023

Freedom